Apresentadores & Resumos

Estratégias de (in)visibilidade no discurso midiático de informação (Conferência de abertura) ]
[ GIANIDAVID-SILVA (CEFET-MG) ]

RESUMO: O discurso de legitimação do fazer jornalístico baseia-se em dois fortes argumentos: o da complexidade e o da opacidade do mundo. Sendo o mundo complexo, como um cidadão comum pode compreendê-lo? O grau de complexidade do mundo está relacionado com o conhecimento que temos sobre ele, quanto mais informações, mais clara fica essa complexidade. Ao procurar uma forma de adequar suas explicações a um conceito de verdade que pressupõe o julgamento da maioria, não estaria simplificando demais o complexo? E, paradoxalmente, ao simplificá-lo, não estaria mascarando a sua complexidade? Outro argumento para o discurso de legitimidade é a opacidade. Revelam-se e omitem-se acontecimentos de acordo com o jogo de poder estabelecido. E seria pela luta para que o exercício do poder não seja obscurecido pelo interesse político-pessoal dos governantes que a mídia, em seu papel de desvelador do que está escondido, legitimaria de forma pragmática o seu fazer. Considerando esses dois argumentos, o que define um fato como pertinente para ser divulgado e como se procede a seleção da informação? Toda escolha pressupõe que alguns fatos sejam evidenciados em detrimento de outros. Fragmentos da realidade são focados, deixando-se grande parte dos acontecimentos à sombra. A construção da notícia é realizada por meio do uso de estratégias de (in)visibilidade. Entre essas estratégias, uma parece ser bastante relevante: a tentativa de unificar, de tratar as notícias como representativas de um todo, de uma nação. O uso de imagens estereotipadas, por exemplo, é uma estratégia que busca facilitar a compreensão do destinatário "todo-mundo", mas que, por outro lado, exclui a heterogeneidade em seu discurso. A ausência da diversidade na informação midiática reforça na nossa memória discursiva a desigualdade, em todas as suas dimensões, tornando invisíveis não só acontecimentos, mas também lugares, pessoas, comportamentos, ideologias.

Introdução à revisão de textos: a prática e os princípios que a norteiam (Oficina) ]
[ ELIANE MOURÃO (UFOP) ]

RESUMO: Revisão de fragmentos de textos acadêmicos de áreas de conhecimento variadas, observando problemas de diferentes naturezas (gramaticais, semânticos, textuais e de gênero) e discutindo as possibilidades de intervenção do revisor, dadas as circunstâncias de edição e publicação desses textos.
VAGAS: 30

[ DESAFIOS E PRÁTICAS DA INCLUSÃO: DA FORMAÇÃO À AÇÃO DOCENTE (Mesa-redonda de encerramento) ]
[ BÁRBARA CARVALHO FERREIRA (Profa. de Educação Especial e Inclusiva da UFVJM - Curso de Pedagogia) ]
[ VILDETE DE OLIVEIRA FAGUNDES (Representante do Serviço de Apoio à Inclusão da SRE Diamantina) ]
[ BÁRBARA ROCHA ARAÚJO (Profa. de Língua Portuguesa da Escola Especial Aires da Matta Machado) ]

RESUMO: Desafios e práticas da inclusão: da formação à ação docente, trará a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) sob três perspectivas, 1) a formação, retratada através de uma professora do Ensino Superior, 2) a gestão, explicitada por meio de uma representante da gestão da Educação Inclusiva da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais e 3) a ação docente, demonstrada por uma docente que leciona na escola especial da cidade de Diamantina. Estas três esferas farão com que os participantes reflitam sobre quais caminhos seguir para a efetiva inclusão educacional do estudante com NEE. 

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